Histórico

Trata-se de um evento organizado pela Câmara de Comércio França-Brasil Rio de Janeiro cujo tema principal é a responsabilidade social através da inclusão social.

Em julho de 2009 foi realizada a primeira corrida e caminhada pela inclusão social em São Paulo, dentro do âmbito dos eventos do ano da França no Brasil, a qual reuniu aproximadamente 1.500 participantes. A caminhada possuiu uma extensão de 4 Km e a corrida um total de 7,5 km e parte do que foi arrecadado com as inscrições foi revertido em doações à Casa do Zezinho e a outros projetos sociais. Ao final da corrida foi sorteada uma passagem para Paris, com estadia no Hotel Lutetia com uma refeição e um Renault Sandero.

Já em 2010, dando continuidade aos eventos e atividades relacionadas ao ano da França no Brasil e em vista das relações de amizade entre esses dois países e ao sucesso de 2009, a CCFB Rio de Janeiro, lança com grandes expectativas a segunda edição do projeto, a II Corrida e Caminhada pela Inclusão Social no Rio de Janeiro no dia 07 de setembro.

O objetivo do evento é atrair a atenção do grande público pelo tema da inclusão social e prestar uma homenagem ao Brasil no dia da sua festa nacional e visa beneficiar instituições reconhecidas pela seriedade e competência de seu trabalho junto as comunidades da periferia do Rio de Janeiro (Baixada Fluminense e Cajú), além de instituições no Paraná, Belo Horizonte e São Paulo: O valor das inscrições será 100% revertido para as ONGs que são:

• Solidariedade França-Brasil (RJ)
• Fundação Gol de Letra (Projeto do Cajú RJ)
• Casa do Zezinho (SP)
• Associação Borda Viva (PR)
• Projeto A Cabana (MG)