Orlando Magic contrata Effect Sport em busca de expansão no mercado brasileiro
11 de nov. de 2025

Conhecido por ser o time mais brasileiro da NBA, o Orlando Magic dá mais um passo em sua estratégia global ao fortalecer laços com marcas e stakeholders no Brasil. A Effect Sport acaba de ser contratada pela franquia norte-americana para liderar a expansão da marca local, supervisionando o desenvolvimento de patrocínios e parcerias comerciais, ativações da marca e gestão de relacionamento com parceiros e principais players do mercado. Dados recentes divulgados pela Sports Value, apontam que o Brasil tem cerca de 70 milhões de fãs da NBA, sendo já o segundo mais importante mercado fora dos EUA, atrás apenas da China.
“O Orlando Magic chega ao portfólio internacional da Effect Sport com o propósito de se conectar a marcas relevantes no Brasil e criar experiências autênticas para os fãs. Nossa missão é fortalecer a presença da franquia no país e aproximar ainda mais o público brasileiro do universo da NBA”, detalha Pedro Monteiro, CEO da agência.
A Effect Sport é a principal agência brasileira de marketing esportivo com atuação internacional, reunindo o maior portfólio de clientes globais do setor. Nos últimos anos, a agência vem trabalhando com grandes ligas e marcas, como NFL, WSL, SLS, UFC, Miami Dolphins, New England Patriots, Gatorade e Nike, entre outros.
A sua relação com o basquete é consolidada: a Effect Sport foi a primeira representante oficial da NBA no Brasil, liderando a produção dos eventos NBA 3X entre 2011 e 2014 e das Fan Zones da Liga em 2014 e 2015. Além disso, produziu as edições brasileiras do FIBA 3x3 World Tour, realizadas no Rio de Janeiro em 2013 e 2014, e idealizou o projeto “Gigantes do 3x3”, exibido pela TV Globo dentro do Verão Espetacular, em 2017.
“O Orlando Magic está entusiasmado com a parceria com a Effect Sport e com o crescimento da nossa marca no mercado brasileiro”, afirma J.T. McWalters, Vice-presidente Sênior de Parcerias Globais do Magic. “Mal podemos esperar para continuar a mostrar a nossa incrível cidade e equipe aos fãs no Brasil. Esperamos que os brasileiros continuem a descobrir o que todos nós sabemos que é a verdade: os fãs do Magic carregam paixão e orgulho pela equipe e pela cidade. Por meio do basquete do Magic, podemos aproximá-los da nossa amada Orlando”, acrescenta.
O Brasil é um dos maiores consumidores da NBA no mundo - e o Orlando Magic ocupa um papel de destaque nessa conexão
Em 36 anos de história, a franquia mantém uma relação histórica e consistente com o público brasileiro, consolidada por uma série de ações voltadas especificamente para o mercado nacional:
a equipe foi recordista de venda de tíquetes para grupos por dez temporadas (até 23/24) e, dentre os grupos de destaque, estão os turistas brasileiros;
o Brasil é o mercado de espectadores #1 fora da América do Norte, sendo a maior base de fãs internacionais;
o Magic é o único time da NBA a ter uma noite de jogo dedicada à cultura brasileira, a Brazil Night, desde 2023;
o Magic foi a primeira franquia da NBA a ter conta em português nas redes sociais. As contas no Instagram, Facebook e Twitter foram criadas em 2019. Atualmente o Instagram tem 72,9 mil e o X (ex-Twitter) tem 52,1 mil seguidores;
o Magic foi o primeiro time da NBA a enfrentar um time brasileiro no Brasil: a partida foi contra o Flamengo, no Rio de Janeiro, durante o NBA Global Games 2015; antes disso, a equipe brasileira foi para Orlando na pré-temporada para jogos amistosos;
em 2025, a equipe realizou uma watch party, em São Paulo, com transmissão do jogo Orlando Magic x Cleveland Cavaliers.
Esse sucesso não é apenas “mágico”, nem resultado de uma ação isolada do time de basquete. Ele reflete um movimento maior da própria cidade de Orlando, que vive um momento de expansão e visibilidade global. Famosa por abrigar os parques temáticos, atrações e beleza natural, ‘The City Beautiful’, como Orlando é carinhosamente chamada, encerrou 2024 com números recordes de visitação, consolidando sua posição como um dos principais polos turísticos dos Estados Unidos.
De acordo com dados do Visit Orlando, foram 75,3 milhões de visitantes ao longo do último ano, um crescimento de 6% em relação a 2023. Entre eles, mais de 6,5 milhões foram turistas internacionais, com o Brasil ocupando o terceiro lugar no ranking de países emissores — atrás apenas de Canadá e Reino Unido.
Essa conexão reforça o papel estratégico do mercado brasileiro não apenas para o turismo de Orlando, mas também para as franquias esportivas da cidade, como o Orlando Magic, que busca se aproximar cada vez mais dos fãs e marcas locais por meio da parceria com a Effect Sport.
Source:
https://maquinadoesporte.com.br/nba/orlando-magic-contrata-effect-sports-em-busca-de-expansao-no-mercado-brasileiro/

